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História

Histórico do Sindicato dos Publicitários do Estado do Paraná (SPPR) 

Em 25 de Agosto de l981, durante uma Assembléia, formada por trabalhadores das empresas Exclan, Opus, PAZ, Umuarama, Meta, Pão de Açúcar, Gemini, Equipe e APP, é constituída a primeira Associação Profissional dos Trabalhadores em Empresas de Publicidade do Estado do Paraná, denominada APROTEP.  Nesta mesma data foi elaborado o primeiro Estatuto Social da Entidade e eleito o primeiro presidente, Ernani Lopes Buchmann. O principal trabalho desenvolvido pela APROTEP foi a implantação e a conscientização dos associados como forma de promoção da categoria profissional.           

            Três anos depois, a 13 de Setembro de 1984, em reunião na Delegacia Regional do Trabalho em Curitiba–PR. foi dado início a um novo processo de incremento da Associação. O coordenador foi o Sr. Luiz Carlos Cabanas que, nesta data, trouxe o delegado Regional do Trabalho, Sr. Avelino Sousa, para expor à Assembléia a conveniência de transformar a Associação em Sindicato.  O palestrante demonstrou que a única maneira de pleitear melhores condições de trabalho e salários era a constituição de uma entidade legalmente organizada e informou todos os procedimentos legais para isso.  Após este esclarecimento o Sr. Luiz Carlos propôs a formação imediata de uma diretoria, a ser escolhida e votada por aclamação junto aos presentes - aproximadamente 60 trabalhadores das principais agências de Curitiba como Visão, Exclam, PAZ, Equipe, Visual, Umuarama, Opus, Gemini, Ella, Oficina de Criação, Victo Johnson, Teorema, Meta, Sir Laboratório, Deneb, G. Cantarino, Associados, Panda, TV Globo, TV Paranaense, Editora Abril, Clichepar e Rádio Atalaia.   Assim foi feito e, desta forma, foi empossada por aclamação a segunda diretoria da Associação, presidida pela Sra. Silvana Rausis Fcachenco, para o período 1984-1988. Imediatamente iniciou-se o processo transformação da associação em sindicato, com os documentos definitivos encaminhados ao Ministério do Trabalho um mês depois, 03/04/1988, data esta em que também foi criado o I º Estatuto oficial da entidade. Neste período foi adquirido um telefone e a Associação passou a ocupar a sala  nº 9 do prédio localizado na Rua José Loureiro, 211. 

            De março/88 a Janeiro/89 a Associação foi temporariamente presidida pelo Sr. André Snitkowski Segall, segundo consta em ata. Neste período houve as duas primeiras tentativas de aprovação de pauta salarial junto ao Sindicato Nacional das Agências de Propaganda (Sinapro) mas não houve acordo, visto que havia, por parte do Sindicato patronal uma grande resistência em aceitar negociar com a Associação.  Em 19/08/1988 o Ministério do Trabalho, através do Ministro Almir Pazzianoto, finalmente reconhece a transformação de Associação em Sindicato, surgindo assim o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Publicidade do Estado do Paraná, com a sigla SINDIPPAR. A partir desta data, o Sindicato Patronal (Sinapro) passa a aceitar a existência da nova entidade. Seu presidente interino, Sr. André Segall,  convoca eleições para a primeira diretoria e duas chapas concorrem: uma, liderada por Josué Muller dos Santos, e a outra, por Olympio Lélio Almada. Durante o pleito o Sr. Josué retirou a sua candidatura, indicando sua vice, Silvana Rausis Fcachenco, para o cargo mas, o Sr. Lélio vence com 137 votos contra 130 da chapa opositora e assume o Sindicato, para a gestão de 1989 a 1991. Este período foi marcado por muita luta nas reivindicações trabalhistas, devido à inflação alta e às mudanças contínuas na moeda do País. O Sindicato passa e ser conhecido pela sigla STEP e muitas atividades são desenvolvidas, como a criação do Jornal "Step by Step".

            Para a gestão 1992-1994 foi eleita, com 135 votos, praticamente a mesma diretoria com algumas alterações de cargos.

            No final do ano de 1994 é feita convocação para novas eleições e duas chapas são inscritas: uma, com o nome Novos Tempos, formada exclusivamente por profissionais conhecidos no mercado e tendo como candidato a presidente o Sr. Clacir Elias de Andrade Gelasko, que, na época, era o Gerente de Mídia da Umuarama; a outra, liderada pelo Sr. Sinei Geraldo de Oliveira Silva, era formada por sindicalistas de profissão e alguns profissionais autônomos. Esta disputa foi relevante na vida do Sindicato, pelas manobras no processo eleitoral. No final prevaleceu a chapa do mercado profissional, que venceu com 224 contra 72 votos. O Sr. Clacir Elias de Andrade Gelasko e sua diretoria tomaram posse para o período de 1995 a 1997 e começa, então, um período de grandes mudanças na ação sindical, com destaque para as negociações trabalhistas, onde são conseguidos grandes avanços em beneficio da categoria. A diretoria também promove eventos para os associados, como a Festa da Posse, realizada no Aeroanta, inesquecível casa de shows da época, com a presença da Banda Blindagem. Outra festa, também no Aeroanta, contou com presença de banda de Jazz, show com uma cantora do Ceará, distribuição de brindes e presença do vice-prefeito de Curitiba, radialista Algaci Túlio.  No ano seguinte foi lançada a premiação denominada Ordem do Galo em outra grande festa e foi criado o Jornal "O Galo", que chegou a ter várias edições. Também foram feitos vários convênios em beneficio dos associados. A sigla Step é abandonada e o nome mais usual passa a ser Sindicato dos Publicitários do Paraná, adotando-se o símbolo do Galo. São criadas varias comissões de trabalho e inicia-se o processo de interiorização. Do ponto de vista administrativo houve grandes avanços como a estabilização financeira do sindicato, que vivia em dificuldades, atualização dos móveis, automatização dos equipamentos (computador, impressora e Internet), aquisição de fax e contratação de assistência jurídica permanente.

            Em 1998 a diretoria é reeleita como chapa única  para o período de 1998 à 2.001. As principais realizações são um novo Estatuto Sindical e a seqüência da estabilização do sindicato. Neste período, porém, houve retrocesso no mercado publicitário do estado, com o desaparecimento de grandes anunciantes, como Bamerindus, Banestado e outros, que provocaram arrocho salarial contra o trabalhador e alto índice de desemprego. O sindicato também sente este processo no desinteresse pela luta trabalhista.

            Para o período 2001-2006 a Diretoria concorre como chapa única, permanecendo o Sr. Clacir Andrade Gelasko como presidente, sendo reeleita com alterações de alguns nomes na sua composição.

            A situação do sindicato neste período é boa do ponto de vista administrativo e financeiro, os processos de negociações trabalhistas anuais são, agora, discutidas com dois sindicatos patronais - Sinapro (agências) e Sepex-PR (publicidade externa) - e seguem em normalidade, a proteção jurídica segue normal, os convênios e intercâmbios com os associados são feitos por página na internet, via fax e via telefone. A única ausência notada são os eventos. A intenção da diretoria era iniciar, com apoio de outras entidades, um movimento para despertar nos novos profissionais que estão entrando no mercado o interesse em manter a atividade sindical viva e ativa para que seja formada uma nova gestão com novos componentes para a diretoria que deve ser eleita para o próximo período.

            Em 14 de janeiro de 2006 foi eleita uma nova diretoria para o período 2006-2010, encabeçada por Rubens do Nascimento Júnior. A ênfase das atividades está sendo na assistência jurídica aos associados, aos acordos de convenções coletivas de trabalho sem perdas do índice de reajuste, na maior fiscalização das empresas e no aumento de convênios de benefícios aos membros do Sindicato.


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